Vereador é denunciado por elo com facção na Bahia
Foto: Divulgação/Ascom-PCBA
O Ministério Público da Bahia denunciou um vereador e outras 27 pessoas por suposta participação em uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas com atuação no extremo sul baiano e ramificações em outros estados do país. A denúncia faz parte de mais uma fase da Operação Vento do Norte e foi apresentada à Justiça na última terça-feira (26).
Entre os denunciados está Paulo Silva de Oliveira, conhecido como Paulinho Chiclete, presidente da Câmara de Vereadores de Guaratinga. Segundo o MP-BA, ele teria atuado como apoio logístico da facção, auxiliando no armazenamento e transporte de drogas, além de monitorar movimentações policiais na região. O vereador está preso desde abril deste ano por posse ilegal de arma de fogo.
As investigações apontam que o grupo criminoso operava em cidades como Eunápolis, Porto Seguro, Belmonte, Itabela e Santa Cruz Cabrália, mantendo ainda conexões com integrantes instalados no Complexo da Rocinha, no Rio de Janeiro. Conforme a denúncia, a facção atuava em crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, aquisição de armamentos pesados e domínio territorial armado.
O Ministério Público também afirmou que a organização possuía uma estrutura bem definida, com divisão de funções entre lideranças, braço armado, operadores financeiros e apoio político. Durante as diligências, foram analisadas interceptações telefônicas, relatórios de inteligência, movimentações financeiras e conteúdos extraídos de celulares, além da apreensão de armas, drogas, munições de uso restrito, drones e equipamentos utilizados para monitoramento policial e confrontos com grupos rivais.