Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Programa Pé-de-Meia libera segunda parcela para estudantes do ensino médio

 Programa Pé-de-Meia libera segunda parcela para estudantes do ensino médio

Foto: Luis Carrera /ASCOM Secretaria da Educação Bahia

#Compartilhe

Alunos do ensino médio da rede pública estão recebendo, ao longo deste ano, o valor de R$ 200 referente ao programa Pé-de-Meia. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o benefício tem sido bem avaliado pelos próprios estudantes por contribuir para o desenvolvimento pessoal e escolar. Segundo uma fonte da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), trata-se de uma ação relevante no enfrentamento da evasão escolar. Os pagamentos começaram ontem e estão sendo feitos de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários, até o dia 30 de abril.

Yasmin dos Santos, de 18 anos, aluna do 3º ano do ensino médio, conta que usa o valor para custear o transporte até a escola, comprar materiais escolares e investir em momentos de lazer. O programa foi criado com o objetivo de oferecer um incentivo financeiro a jovens de baixa renda, encorajando sua permanência na escola até a conclusão do ensino médio. Lançada em 2024, a iniciativa atende tanto estudantes do ensino regular quanto da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães, os impactos já são visíveis.

“A gente sabe que a situação econômica tem um peso importante na permanência do estudante, então o programa atende a camada mais vulnerável dos estudantes. O objetivo do Pé-de-Meia e do Bolsa Presença (programa de auxílio estudantil estadual) é garantir a presença do estudante na escola, fazer com que ele possa permanecer, evitando assim, em alguma medida, que o estudante vá para o mundo do trabalho de forma precoce, abandonando a escola”, pontua.

Para receber o benefício, o único critério necessário é que o aluno esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A verificação da elegibilidade pode ser feita pelo aplicativo Jornada do Estudante, que também informa os motivos para a não inclusão de um aluno no programa, caso ele não tenha sido contemplado.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?