Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Programa Mulheres no Volante coloca a capital baiana entre os finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025

 Programa Mulheres no Volante coloca a capital baiana entre os finalistas do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

#Compartilhe

Com o projeto Mulheres no Volante, a Prefeitura de Salvador foi escolhida como finalista nacional do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025, na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto das secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ).

A capital baiana disputa a premiação com as cidades de Itabirito (MG) e Recife (PE). O prêmio, promovido pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, reconhece projetos inovadores que geram impacto positivo na eficiência, segurança, mobilidade e inclusão social. A cerimônia de premiação será realizada no dia 25 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Desde o seu lançamento, em 2022, o programa já capacitou 250 mulheres em Salvador, das quais 110 foram absorvidas pelo mercado de trabalho, atuando como motoristas de ônibus do transporte coletivo municipal e veículos do BRT. Segundo o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a iniciativa surgiu da necessidade de oferecer qualificação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade.

“O transporte gera muita empregabilidade. Temos trabalhado com esse olhar cuidadoso da inclusão, da equidade e da igualdade de oportunidades. Estamos muito felizes em disputar um prêmio nacional, evidenciando que Salvador está no caminho certo, inclusive sendo inspiração para outras capitais do Brasil”, destaca o gestor.

O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana considera questões relacionadas a transporte público, logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária. É o maior evento de mobilidade urbana da América Latina e busca reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento de soluções sustentáveis, disruptivas e inclusivas para a mobilidade.

Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o programa abre oportunidades para a autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade e contribui para reduzir as desigualdades de gênero na capital baiana.

“O Mulheres no Volante é uma referência, porque mostra como Salvador vem aplicando as políticas públicas com a inclusão socioprodutiva das mulheres, inserindo-as em ambientes masculinos, fortalecendo nosso sistema de mobilidade a partir da diversidade”, ressalta a secretária.

A gestora acrescenta que o projeto tem transformado a vida das participantes, promovendo trabalho e resgatando a autoestima. “É emocionante ouvir quando muitas contam como o programa transformou a sua realidade. É um trabalho lindo e de parceria. Nós estamos conseguindo cada vez mais diversificar o sistema de mobilidade da nossa cidade”, pontua Fernanda Lordêlo.

Programa

Em agosto deste ano, uma nova turma do Mulheres no Volante iniciou as aulas. A iniciativa é fruto da colaboração entre as pastas envolvidas e, em parceria com o Sest/Senat, a SPMJ oferece cursos que permitem a mudança gratuita de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e qualificação para conduzir os ônibus do BRT. A Semob atua diretamente incentivando as empresas operadoras do transporte público municipal a aumentarem a contratação de mulheres e a implementarem práticas que promovam diversidade em seus quadros.

O projeto tem como objetivo central promover equidade de gênero no setor de transporte, estimulando a inclusão feminina tanto na condução de veículos quanto em funções operacionais e administrativas do sistema.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?