Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Pressão alta: veja quais atividades físicas ajudam a controlar a hipertensão

 Pressão alta: veja quais atividades físicas ajudam a controlar a hipertensão

Foto: Freepik

#Compartilhe

A hipertensão é uma condição crônica marcada pelo aumento da pressão do sangue nas artérias. Considerada uma das principais causas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), a doença pode se desenvolver de forma silenciosa, sem apresentar sinais visíveis. Para quem já enfrenta esse quadro – ou deseja preveni-lo adotando hábitos mais saudáveis – a prática regular de exercícios físicos, aliada a uma alimentação balanceada, é altamente recomendada. Estudos apontam que pessoas hipertensas que seguem as orientações sobre atividade física podem ter uma redução de 27% a 50% no risco de morte.

“Além dos benefícios diretos na pressão arterial, a atividade física melhora a saúde dos vasos sanguíneos, aumenta o bem-estar, melhora a postura e, consequentemente, diminui o estresse e as dores pelo corpo”, destaca Allan Lacerda, professor de educação física e Coordenador na Rede Alpha Fitness.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que adultos pratiquem de 150 a 300 minutos semanais de atividades moderadas. Já para crianças e adolescentes, a indicação é de cerca de 60 minutos por dia. “Não existe uma contraindicação para o exercício, desde que a pressão arterial esteja controlada com medicamentos receitados por um médico que acompanha a/o paciente”, esclarece o especialista da Rede Alpha Fitness. Modalidades como caminhada, corrida, natação, ciclismo, dança e musculação estão entre as mais indicadas, com eficácia comprovada por pesquisas na redução da pressão arterial – desde que feitas sob a orientação de um profissional de educação física.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?