Prefeitura inaugura campo de futebol com grama sintética e praça revitalizada em Plataforma
Foto: Betto Jr./ Secom PMS
Os habitantes do bairro de Plataforma receberam, na noite desta terça-feira (13), dois novos espaços de lazer e convivência totalmente revitalizados: a Praça Gilvanete Jesus dos Santos, localizada na Rua Laurindo Cerqueira, e o Campo Benvindo, na Rua dos Tecelões, que agora conta com grama sintética. A Prefeitura de Salvador investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão na renovação e melhoria desses dois espaços públicos.
O Campo Benvindo, que antes era de areia e estava em péssimas condições, foi completamente reformado, recebendo grama sintética, alambrado, iluminação LED e um vestiário para os jogadores. Este é o 75º campo com grama sintética entregue pela atual gestão.
A praça, com uma área de 985,65 m², passou a contar com diversos novos elementos, como um parque infantil, academia de ginástica com barras de apoio, barra paralela e prancha abdominal, além de oito conjuntos de mesas para jogos, bancos pré-moldados, iluminação LED e oito quiosques, sendo um dedicado exclusivamente para a venda de acarajé. A praça também ganhou um ponto coberto para mototaxistas, proporcionando mais conforto aos profissionais que utilizam o local como base de embarque.
Durante a inauguração dos novos espaços, o prefeito Bruno Reis destacou a importância da colaboração da comunidade na preservação desses locais. “O papel da prefeitura é entregar áreas para que todos possam usufruir e se divertir, mas pedimos que os moradores cuidem desses espaços, que pertencem a todos”, afirmou.
Bruno Reis também ressaltou a criação de um polo audiovisual no Subúrbio Ferroviário, que será instalado na antiga fábrica da São Brás. O espaço será destinado à produção de filmes, séries, novelas e comerciais, com a intenção de fortalecer a economia criativa local. “Vamos transformar esse local em um centro de produção audiovisual da Prefeitura de Salvador. E quem vai trabalhar lá? O pessoal do subúrbio, que será qualificado para isso”, garantiu.
O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, afirmou que a prefeitura ultrapassará a marca de 100 campos com grama sintética. “Estamos prestes a entregar o campo número 100. Mais do que um marco numérico, isso simboliza o nosso compromisso contínuo com a transformação social e o cuidado com as comunidades mais carentes da cidade”, destacou.
Ele também mencionou os benefícios do esporte para a população, especialmente para os jovens. “Esses espaços não são apenas para lazer, mas são centros de oportunidades. O esporte educa, orienta, disciplina e protege. Ele afasta os jovens das drogas, promove a saúde, fortalece os laços comunitários e oferece alternativas positivas para o crescimento individual e coletivo. Cada campo entregue representa uma nova chance para centenas de famílias sonharem com um futuro melhor”, afirmou.
A moradora de Plataforma, Débora Souza dos Santos, de 43 anos, comemorou a reforma da praça onde cresceu. Ela afirmou que o local estava degradado e não oferecia opções de lazer para as crianças da área. “Antes, a praça tinha bancos quebrados e não havia nada para as crianças. Agora, com o parquinho, os finais de semana ficam lotados. Achei ótimo para elas”, disse. Ela costuma frequentar o local com a afilhada de cinco anos. “Ela adora. Sempre me pede para vir e eu trago. Está muito movimentado, uma maravilha”, completou.
Janiceira Corrêa, de 62 anos, vendedora que trabalha no local há cerca de 17 anos, também celebrou a melhoria. “Antes, eu trabalhava com uma barraca improvisada de zinco. Agora, tenho um quiosque fixo e mais conforto tanto para mim quanto para meus clientes. Está tudo ótimo”, afirmou.
Osvaldo Bastos, de 45 anos, morador da Rua dos Tecelões, falou sobre a reforma no campo. “Era de areia, e nos dias de chuva virava uma lama. Não dava para usar. Agora ficou excelente, gostei muito da grama sintética. Esse campo é o lazer de muitas pessoas trabalhadoras que só têm esse espaço para se divertir”, concluiu.