Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Prefeitura entrega escola em Castelo Branco com piscina semiolímpica e estrutura para atender até mil estudantes

 Prefeitura entrega escola em Castelo Branco com piscina semiolímpica e estrutura para atender até mil estudantes

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

#Compartilhe

Como parte das ações para aprimorar a qualidade do ensino na rede municipal de Salvador, a Prefeitura entregou nesta quinta-feira (7) a nova Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério, localizada no bairro de Castelo Branco. Reconstruída integralmente, a unidade agora tem capacidade para atender mais de mil estudantes – três vezes mais que a estrutura anterior – e conta com uma piscina semiolímpica destinada a atividades esportivas.

O prefeito Bruno Reis e o secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, participaram da reinauguração, que teve apresentações de fanfarra e de um coral formado por alunos da escola.

“Essa é a escola de número 33 que nós inauguramos nos últimos anos. Temos mais 19 para serem entregues até o final de 2026, totalizando 52 novas unidades. Investir em escolas de alto padrão é oferecer conforto para os profissionais que trabalham na nossa rede, além de possibilitar que essas crianças tenham um desejo maior de vir estudar. Numa estrutura completa como esta, muitas delas terão aqui mais conforto do que em suas próprias casas”, afirmou o prefeito.

A reconstrução da escola recebeu investimento de R$ 18,3 milhões. A capacidade de atendimento passou de 330 para mais de mil alunos, divididos nos turnos da manhã e da tarde, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, a unidade dispõe de 15 salas de aula climatizadas, quadra poliesportiva, sala de leitura, brinquedoteca, espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE), refeitório, parque infantil, áreas de recreio, além de sistemas de energia solar e captação de água da chuva. O prédio também segue todos os padrões de acessibilidade, contando com elevador e banheiros adaptados.

O secretário Thiago Dantas lembrou que a escola já havia obtido bons resultados na Gerência Regional de Educação (GRE) de Pirajá, com desempenho médio em português e matemática medido pelo Programa Salvador Avalia (Prosa). “É uma escola que já entregava resultados, mas que possuía uma estrutura precária. Agora, com instalações de excelência e capacidade ampliada, o impacto será ainda maior na aprendizagem desses estudantes”, destacou.

A diretora, Andréa Dórea, recordou que as crianças estudavam em um espaço com condições inadequadas, especialmente durante o verão, quando as salas eram muito quentes. Ainda assim, a escola se consolidou como referência no bairro, contribuindo para a formação de diversas gerações.

“A inauguração desta escola representa não apenas um novo espaço físico, mas um verdadeiro símbolo de esperança, transformação e compromisso. Nossos alunos vão poder usufruir do que há de melhor na educação pública municipal. O bairro merecia uma estrutura desse porte”, comemorou.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?