Prefeitura entrega certificados a 500 jovens formados no programa Jovem Aprendiz Empreendedor
Foto: Otávio Santos / Secom PMS
Cerca de 500 jovens que participaram do projeto Jovem Aprendiz Empreendedor receberam, na tarde desta segunda-feira (9), certificados pela conclusão de um ciclo formativo de 1.280 horas na área de aprendizagem administrativa. A cerimônia aconteceu no CECBA, no bairro Costa Azul. Durante o evento, os participantes também ficaram com os tablets utilizados ao longo da capacitação, e seis deles foram escolhidos para participar de um intercâmbio em São Paulo.
A iniciativa é realizada pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Ao longo de um ano e meio, os jovens passaram por formação teórica e prática, atuaram em órgãos da administração municipal e receberam orientação para desenvolver planejamento de vida, formação cidadã e habilidades socioemocionais.
O secretário de Gestão, Alexandre Tinoco, destacou a relevância da iniciativa para a pasta. “A Semge cuida de vários programas, e este é um dos que mais nos dá a oportunidade de transformar futuros e incentivar as pessoas a entenderem o quão longe podem ir. É um programa que nos ajuda a transformar vidas”, afirmou.
A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, também celebrou o momento de conclusão da formação. “Eles encerram o ciclo de aprendizagem para que agora, preparados e formados na função de aprendiz administrativo, deem um novo passo na vida profissional”, disse.
Além da certificação, todos os participantes receberam o tablet utilizado durante as aulas, garantindo um recurso de acesso à internet e ao conhecimento. Também foram selecionados seis jovens com melhor desempenho para um intercâmbio em São Paulo, onde irão conhecer cinco startups voltadas para tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Impacto
De acordo com a gestora do projeto, Katharina Pinheiro, os resultados do programa mostram mudanças significativas na vida dos participantes. “Temos muitos casos de jovens que, não só com a formação, mas também com o apoio psicossocial que o projeto oferece gratuitamente, conseguem desabrochar, como dizemos popularmente. Jovens que chegam introspectivos, com dificuldade de interação social e de trabalhar em equipe e que, ao longo da formação, vão se transformando. Hoje já são autônomos, conseguem circular pela cidade, chegar a uma entrevista de emprego e ter a postura que o mercado de trabalho exige”, afirmou.
Entre os participantes está Monique Gonçalves, de 17 anos, que atuou como jovem aprendiz na Procuradoria-Geral do Município (PGM). Ela contou que a experiência ajudou a entender melhor o funcionamento da administração pública. “Trabalhei em um órgão muito importante, onde pude ver as coisas acontecendo na prática, com procuradores e servidores. Acho que o que mais aprendi no dia a dia foi a habilidade de comunicação, pois aprendemos a nos comunicar com pessoas de várias classes sociais”, relatou.
Pai da jovem, Edidelson Gonçalves, de 58 anos, avaliou a iniciativa como uma oportunidade importante para a inserção profissional. “Isso é muito importante, porque é o primeiro contato com o trabalho propriamente dito. A partir daí, eles vão perceber o quanto essa experiência foi significativa e o quanto será valiosa para o futuro. Somos muito gratos”, disse.
Aliana Souza, de 16 anos, participou do programa na Secretaria Municipal da Educação (Smed) e destacou o aprendizado adquirido antes da prática profissional. “Minha experiência foi ótima. Os cursos também foram muito bons, aprendi bastante sobre o mercado de trabalho e me desenvolvi muito. Fiz um curso de Excel e aprendi mais sobre redes sociais. Sou grata pela oportunidade que o Parque Social e a Prefeitura me deram”, afirmou. Após a experiência, a estudante pretende cursar graduação em Administração.
Aprendizagem
Considerado uma das políticas públicas consolidadas da capital baiana, o projeto Jovem Aprendiz Empreendedor oferece a jovens entre 14 e 21 anos a chance de iniciar a trajetória profissional com qualificação, acompanhamento técnico, apoio psicossocial e estímulo ao empreendedorismo.
Desde sua criação, em 2013, a iniciativa já beneficiou cerca de 1.700 jovens. A formação contempla conteúdos como educação financeira, marketing digital, inovação, comunicação, atendimento ao público e gestão empreendedora, com orientação de profissionais especializados. O Parque Social é responsável pela condução pedagógica do programa, estruturando trilhas formativas que combinam desenvolvimento de competências, inteligência emocional e visão empreendedora.
A gestora Katharina Pinheiro ressaltou ainda outras atividades realizadas durante o processo formativo. “Durante o processo formativo, levamos esses jovens aprendizes para visitas a espaços culturais, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura. Sabemos que muitos deles não tinham acesso a esses locais, como teatros e museus. Também somamos à formação cidadã palestras voltadas à saúde sexual, diversidade e ao desenvolvimento de soft e hard skills. Tudo é pensado para que eles possam construir, a partir desse momento de conclusão do projeto, uma trajetória profissional brilhante”, complementou.