Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

No Banner to display

No Banner to display

OSBA apresenta Série Carybé com Quinteto de Metais nesta quinta (28) no Teatro do Goethe-Institut

 OSBA apresenta Série Carybé com Quinteto de Metais nesta quinta (28) no Teatro do Goethe-Institut

Foto: Divulgação

#Compartilhe

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, nesta quinta-feira (28), às 19h, mais uma edição da Série Carybé em 2026. O projeto, dedicado à música de câmara e a formações mais intimistas do repertório clássico, acontece no Teatro do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória. Os ingressos serão vendidos via Sympla pelos valores de R$30 (inteira) e R$15 (meia), com abertura das vendas às 14h desta terça-feira (26).

Nesta apresentação, o Quinteto de Metais será formado pelos músicos da Orquestra Davi Brito (trompa), Alana Rana e Emerson Araújo (trompetes), Mauro Madruga (trombone baixo) e Renato Pinto (tuba).

No programa estarão presentes as obras “Festmarsch”, do alemão Richard Wagner (1813-1883); “Quinteto nº 1, Op. 5”, do russo Victor Ewald (1860-1935); “Suite Impromptu”, do francês André Lafosse (1890-1975); “Battle Suite”, do alemão Samuel Scheidt (1587-1654); e “A Arte da Fuga, BWV 1080: Contrapunctus 1”, do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

De acordo com o trompista Davi Brito, a concepção deste programa buscou criar um percurso musical bastante amplo, tanto historicamente quanto em termos de linguagem sonora, explorando as diferentes possibilidades tímbricas e expressivas do quinteto de metais, mantendo identidade, potência sonora e refinamento camerístico.

“Embora os metais sejam frequentemente associados a grande volume e impacto, este formato em quinteto permite também explorar delicadeza, sutileza e riqueza de detalhes. O público pode esperar uma experiência dinâmica e envolvente, passando por momentos solenes, virtuosos, contemplativos e até festivos, sempre com uma grande diversidade de cores sonoras e interação entre os músicos”, explica o trompista.

SOBRE A SÉRIE CARYBÉ 

Nesta Série da OSBA, batizada com o nome do artista plástico argentino naturalizado brasileiro Carybé (1911-1997), são realizadas apresentações dedicadas à música de câmara, o que proporciona momentos de maior proximidade entre os músicos e a plateia. É uma oportunidade do público apreciar um desenvolvimento técnico dos músicos a partir de uma perspectiva mais “solística”, mais intimista, em salas e formatos menores.

SOBRE A OSBA 

Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?