OSBA apresenta concerto gratuito com música clássica e poesia na Feira Literária de Mucugê neste sábado (16)
Foto: Fernando Gomes
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) se apresenta neste sábado, 16 de agosto, na Chapada Diamantina, como parte da programação da oitava edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê). O concerto será realizado na Igreja Matriz de Santa Isabel, às 19h, com entrada gratuita e sujeita à lotação. A iniciativa integra o projeto “OSBA na Estrada”, que leva apresentações da Orquestra a diferentes cidades do interior baiano.
O espetáculo, intitulado “Vozes do Sagrado”, traz composições de Bach, Mozart, Schubert e Galuppi, explorando diferentes aspectos do sagrado por meio da música, em uma jornada que vai do arrependimento à celebração. A apresentação terá ainda a participação do ator Marcelo Praddo, que declamará poemas de Gregório de Matos, além da soprano Marília Vargas e da trompetista Alana Rana como solistas convidadas.
“O concerto ‘Vozes do Sagrado’ perpassa o universo sacro desde os primórdios do barroco até o fim do classicismo. Apresentar esse concerto na Fligê será uma experiência muito enriquecedora, porque nós vamos fazer uma versão com poemas de Gregório de Matos, este poeta baiano que deixou sua marca sacra muito indelével na poesia barroca. Suas poesias comungam de forma cristalina com a música de Bach, Mozart e Galuppi”, afirma o maestro Carlos Prazeres.
Essa será a terceira vez que a OSBA se apresenta em Mucugê. Em 2023, o projeto “OSBA na Estrada” levou à cidade dois concertos inspirados na obra de Bach. “Eu acredito que a música da OSBA vai interagir de um jeito muito interessante com Mucugê, uma cidade que tem todo esse charme barroco, essa obra de arte que já é a sua arquitetura. Levar este concerto para a Fligê torna essa apresentação ainda mais especial”, acrescenta Prazeres.
Fligê 2025
A Feira Literária de Mucugê acontece entre os dias 13 e 17 de agosto, chegando à oitava edição com o tema “Rios e Matas da Narrativa”. O evento propõe uma reflexão sobre a literatura como espaço de criação, resistência e denúncia diante das crises ambientais que impactam o planeta.
Com curadoria de Ester Figueiredo, a programação destaca a natureza como personagem central da produção literária e propõe pensar o planeta como uma entidade viva, atravessada por memórias, afetos e disputas. A agenda inclui mesas de debate, apresentações musicais, espetáculos teatrais, vivências artísticas e um mercado literário voltado a editoras e profissionais do setor.
A programação completa está disponível em: fligemucuge.com.br/2025.