Motofaixa encerra o primeiro mês com queda de quase 60% nos acidentes
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS
Nos primeiros 30 dias de funcionamento da motofaixa na capital baiana, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) apontou uma diminuição de quase 60% nos acidentes envolvendo motos na Av. Mário Leal Ferreira, conhecida como Bonocô, onde o espaço exclusivo foi implantado. Nesse período, foram registradas três ocorrências, em comparação com sete acidentes ocorridos no mês anterior. Até agora, somente neste ano, a avenida contabilizou 17 sinistros envolvendo motos, todos sem vítimas fatais.
Em 2024, a autarquia municipal de trânsito registrou 56 acidentes com motos na Av. Bonocô, nos quais duas pessoas perderam a vida e 54 ficaram feridas. Em toda a cidade, 15 pessoas morreram em acidentes com motocicletas nos três primeiros meses de 2025, enquanto em 2024 esse número chegou a 84 vítimas fatais. Se compararmos com o total de mortes no trânsito do ano passado (142 mortes), sinistros envolvendo motos representaram 59% do total.
“Acreditamos que a motofaixa contribuiu com essa redução de acidentes com motos na Bonocô. Continuamos trabalhando para reforçar a segurança viária dos motociclistas. Durante um ano, a cada três meses, teremos de enviar dados de sinistros na Bonocô para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Permanecendo favoráveis os números, conseguiremos a autorização da entidade federal para expandir a motofaixa para outras vias. Nossos técnicos já estão analisando grandes avenidas onde possamos implantar esse espaço reservado para circulação de motos”, explica Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador.
Na Av. Bonocô, a motofaixa foi delineada entre as faixas 1 e 2, de cada direção, a partir do canteiro central, sendo demarcada por linhas tracejadas nas cores azul e branco. Dessa forma, os motociclistas podem circular com maior disciplina e segurança, sem interferir na dinâmica já estabelecida na via, que continua contando com quatro faixas de circulação para veículos em cada sentido.
Com o término do período de adaptação, a nova velocidade máxima da Av. Bonocô, de 60 km/h, começará a ser fiscalizada a partir desta quinta-feira (10). Essa mudança de limite foi determinada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) como condição para a implantação da motofaixa na capital. Mesmo na motofaixa, os motociclistas devem observar o limite de velocidade da via.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velocidade é o principal fator responsável por acidentes de trânsito que causam mortes e ferimentos graves, sobretudo em países de baixa e média renda, como o Brasil. De acordo com um relatório do World Resources Institute (WRI), um atropelamento a 60 km/h equivale, aproximadamente, a uma queda do 6º andar, com 98% de chance de fatalidade para o pedestre.
Além de obedecer ao novo limite de velocidade, os condutores de outros veículos devem evitar transitar pela motofaixa. “Quem estiver conduzindo carros pode passar pela motofaixa para mudar de faixa de rolamento. O que não pode acontecer é transitar de maneira constante pelo local, impedindo o trânsito das motos”, explica Diego Brito.