Lula se compara à situação à de Bolsonaro depois de decisão judicial: “Não fiquei chorando”
Foto: Ricardo Stuckert | PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma comparação entre o julgamento que enfrentou e o processo que agora envolve seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL). O caso do ex-mandatário começou a ser analisado nesta terça-feira (2) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao comentar o tema, Lula destacou que não comemorou sua absolvição nem reagiu com vitimismo.
Durante sua participação no velório do jornalista Mino Carta, o petista declarou que Bolsonaro tem garantido o direito de apresentar sua defesa, algo que, segundo ele, não ocorreu em sua própria experiência com a Operação Lava Jato, quando acabou condenado e preso.
“Ele pode se defender como eu não pude me defender e eu não reclamei, eu não fiquei chorando, eu fui à luta. Se é inocente, prove que é inocente, prove que não tem nada a ver com isso, está de bom tamanho”, afirmou Lula.
Em seguida, o presidente reforçou: “Eu desejo para mim e para qualquer inimigo meu, apenas o direito à presunção de inocência para que o Brasil fique sabendo da verdade e apenas a verdade”.
O julgamento de Bolsonaro
Na mesma data, a Primeira Turma do STF iniciou o julgamento do chamado “núcleo 1” da investigação que apura a tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.
Os réus são acusados pelos seguintes crimes:
- Golpe de Estado;
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Organização criminosa armada;
- Dano qualificado contra o patrimônio da União;
- Deterioração de patrimônio tombado.