Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

No Banner to display

No Banner to display

Lula quer indicar Jorge Messias novamente ao STF

 Lula quer indicar Jorge Messias novamente ao STF

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

#Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (29) que pretende reenviar ao Senado Federal a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A declaração foi dada durante agenda oficial em Sergipe, após o nome de Messias ter sido rejeitado anteriormente pelos senadores.

Segundo Lula, a nova indicação será uma forma de defender a prerrogativa constitucional do presidente da República na escolha dos ministros da Suprema Corte. O chefe do Executivo afirmou que a rejeição sofrida por Jorge Messias teve motivação política e não estaria relacionada à capacidade técnica do advogado para assumir o cargo no STF.

Durante o discurso, Lula reforçou publicamente sua confiança no atual advogado-geral da União e afirmou que manterá a indicação “por respeito à função presidencial”. O presidente também criticou a resistência enfrentada pelo aliado no Senado e subiu o tom ao comentar os motivos que, na visão dele, deveriam justificar uma rejeição formal ao indicado.

“Vou mandar o Messias outra vez”, declarou Lula, em uma fala que rapidamente repercutiu nos bastidores políticos em Brasília. A possível nova indicação promete reacender o debate entre governo e oposição em torno da composição do Supremo e da relação entre o Palácio do Planalto e o Senado Federal.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?