Lula quer indicar Jorge Messias novamente ao STF
- Rádio Sol Nascente News
- 29 de maio de 2026
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (29) que pretende reenviar ao Senado Federal a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A declaração foi dada durante agenda oficial em Sergipe, após o nome de Messias ter sido rejeitado anteriormente pelos senadores.
Segundo Lula, a nova indicação será uma forma de defender a prerrogativa constitucional do presidente da República na escolha dos ministros da Suprema Corte. O chefe do Executivo afirmou que a rejeição sofrida por Jorge Messias teve motivação política e não estaria relacionada à capacidade técnica do advogado para assumir o cargo no STF.
Durante o discurso, Lula reforçou publicamente sua confiança no atual advogado-geral da União e afirmou que manterá a indicação “por respeito à função presidencial”. O presidente também criticou a resistência enfrentada pelo aliado no Senado e subiu o tom ao comentar os motivos que, na visão dele, deveriam justificar uma rejeição formal ao indicado.
“Vou mandar o Messias outra vez”, declarou Lula, em uma fala que rapidamente repercutiu nos bastidores políticos em Brasília. A possível nova indicação promete reacender o debate entre governo e oposição em torno da composição do Supremo e da relação entre o Palácio do Planalto e o Senado Federal.
Lula diz que vai indicar Jorge Messias novamente para vaga no STF.
Fala durante evento em Sergipe. Senador Alessandro Vieira (MDB) aplaudiu. Laércio Oliveira (PP) ficou estático. pic.twitter.com/vS9XuDFzYT
— José Matheus Santos (@matheuscomunica) May 29, 2026