Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Lula destaca operação policial na Bahia que resultou na prisão de 38 integrantes de facção criminosa

 Lula destaca operação policial na Bahia que resultou na prisão de 38 integrantes de facção criminosa

Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

#Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta terça-feira (4) para elogiar a Operação Freedom, realizada pela Polícia Civil da Bahia. A ação conjunta resultou na prisão de 38 integrantes de uma facção criminosa originária do Rio de Janeiro e cumpriu 46 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia e do Ceará.

Lula destacou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança, que contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) – grupo que reúne a Polícia Federal e as Polícias Civil, Militar e Penal da Bahia, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

“A atuação conjunta das forças de segurança é o caminho para estrangular o crime organizado e proteger a população”, afirmou o presidente.

Desarticulação do braço armado e financeiro da facção

A Operação Freedom teve como principal objetivo desmontar os núcleos armado e financeiro de uma organização criminosa que atua na Bahia.

Dos 38 presos com mandados judiciais, cinco foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

As ações ocorreram simultaneamente em três cidades:

  • Salvador: 35 suspeitos foram presos nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca;
  • Aratuípe (BA): um alvo foi capturado;
  • Eusébio (CE): dois suspeitos, apontados como principais lideranças do grupo, foram detidos.

Durante a operação, um dos investigados reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai, em Salvador. Ele foi baleado, socorrido e levado ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

Apreensões

A ação resultou na apreensão de armas e materiais de alto valor estratégico para a facção, incluindo pistolas, carabinas, uma granada, balanças de precisão e grande quantidade de drogas, como maconha, cocaína, crack e substâncias sintéticas.

Também foram encontrados 39 celulares, máquinas de cartão de crédito e dinheiro em espécie, reforçando as evidências da atuação financeira do grupo criminoso.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?