Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Itaparica recebe neste sábado (12) a terceira edição do Festival Náutico Maria Felipa

 Itaparica recebe neste sábado (12) a terceira edição do Festival Náutico Maria Felipa

Foto: Will Recarey

#Compartilhe

As águas da Baía de Todos-os-Santos serão palco de um espetáculo de cores e tradição neste sábado (12), com a realização da terceira edição do Festival Náutico Maria Felipa. O evento agita a Ilha de Itaparica com uma agenda diversificada que reúne práticas esportivas, lazer, manifestações culturais e ações voltadas à sustentabilidade, contemplando moradores e turistas.

Integrando as festividades do calendário de esportes náuticos da Bahia em homenagem à Independência do estado, o festival celebra a figura histórica de Maria Felipa de Oliveira, natural de Itaparica, reconhecida por sua luta contra a presença portuguesa no território baiano.

Nesta edição, o evento adota pela primeira vez o Selo Lixo Zero – Regata Sustentável, iniciativa que garante o descarte apropriado dos resíduos gerados durante as atividades, além de banir o uso de plásticos descartáveis como copos, pratos, canudos e talheres.

A programação tem início às 8h30 com um café da manhã exclusivo na Marina da Penha, em Salvador, seguido por palestras com Joana Kalid, da empresa Compostar — especializada em gestão de resíduos sólidos — e com o historiador Rafael Dantas, que abordará o contexto histórico da Independência da Bahia e a trajetória de Maria Felipa.

Travessia e confraternização

A competição começa às 13h, quando veleiros de oceano e saveiros partem rumo à Ilha de Itaparica. A chegada das embarcações está prevista para as 16h, com desembarque a partir das 17h na Marina de Itaparica.

Na chegada, os participantes serão recepcionados com atrações culturais da região e uma tradicional feijoada. A cerimônia de premiação acontece às 20h, reconhecendo com troféus os três primeiros colocados de cada categoria. O encerramento da programação será com o show da banda Tio Elétrico.

Valorização cultural e impacto econômico

Desde sua criação, o Festival Náutico Maria Felipa tem como foco principal enaltecer a cultura local. O evento conta com a participação de artesãs da ilha, que têm a oportunidade de expor e vender seus trabalhos, fortalecendo o artesanato local e fomentando o empreendedorismo feminino.

Além de promover a cultura e o esporte, o festival reforça o potencial da Baía de Todos-os-Santos como um polo importante do turismo náutico. Ao atrair embarcações, visitantes e apoiadores, a programação impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e comércio, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável da região.

“O Festival Náutico Maria Felipa é muito mais do que um evento esportivo, é uma celebração da nossa história, da força de Maria Felipa e da identidade do povo itaparicano. Além de valorizar a cultura local, o evento impulsiona o turismo náutico, aquece a economia da cidade e projeta Itaparica como destino estratégico na Baía de Todos-os-Santos”, afirma o prefeito Zezinho Oliveira.

Parcerias e apoios

A terceira edição do Festival conta com patrocínio principal da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e o apoio da Prefeitura de Itaparica, da Fundação Aleixo Belov e da Uranus 2 Comunicação. A organização técnica é feita pela Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia e pela Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia, Aratu Iate Clube e da Associação Náutica da Bahia (ANB).

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?