Hospital Martagão comemorou 60 anos com bolo de 60 metros
Foto: Divulgação
O Hospital Martagão Gesteira comemorou seis décadas de existência nesta segunda-feira (17), marcando a data com um bolo de 60 metros, compartilhado entre funcionários, pacientes, familiares e a comunidade do bairro do Tororó.
A ideia de criar o hospital surgiu nos anos 1940, por iniciativa do pediatra Álvaro Bahia. A unidade foi oficialmente inaugurada em 1965, com o propósito de suprir a necessidade de leitos pediátricos e reduzir os elevados índices de mortalidade infantil da época.
O nome Martagão Gesteira foi escolhido por Álvaro Bahia em homenagem a seu amigo e parceiro na fundação da Liga Álvaro Bahia, entidade que administra o hospital desde a década de 1920.
“Com imensa emoção e grande satisfação, vivenciamos esse aniversário dos 60 anos do Martagão. Sonho de vida do nosso saudoso pediatra Álvaro Pontes Bahia, meu querido avô materno que, na verdade, teve esse grande ideal em sua vida e o perseguiu durante muitos longos anos, que foi a criação do primeiro hospital pediátrico do Norte Nordeste do Brasil, tentando favorecer as crianças da nossa terra”, destacou Rosina Bahia, neta do fundador e presidente de honra da Liga Álvaro Bahia.
A inauguração do hospital aconteceu em 17 de março de 1965, começando pelo ambulatório e, posteriormente, expandindo para a Unidade de Internação. Hoje, o Martagão Gesteira se consolidou como um dos principais hospitais pediátricos do Norte e Nordeste, sendo referência em atendimentos de alta complexidade.
Em 2024, a unidade foi responsável por 66,7% das cirurgias oncológicas em crianças de 0 a 14 anos na Bahia, além de 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas no estado. A instituição realiza, anualmente, mais de 500 mil atendimentos em 27 especialidades médicas.
“Hoje, vemos esse sonho concretizado, ampliado, crescendo e prestando excelente serviços de altíssima qualidade a todos os pequeninos e jovens que acorrem ao nosso hospital. Portanto, para todos aqueles que construíram, constroem e ainda construirão esta bela história os nossos mais sinceros parabéns e votos de felicidades, muito sucesso e gratidão por tudo que fizeram para que este dia pudesse ser comemorado. Muito obrigada”, finalizou Rosina.