Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Governo Lula enfrenta impasse sobre suspensão dos descontos em folha para aposentados do INSS

 Governo Lula enfrenta impasse sobre suspensão dos descontos em folha para aposentados do INSS

Foto: AFP

#Compartilhe

A proposta de encerrar os descontos automáticos na folha de pagamento dos aposentados do INSS tem causado divisão dentro do governo Lula.

De acordo com o G1, a equipe econômica é favorável ao fim desses débitos. Inclusive, o ex-ministro Carlos Lupi já havia defendido essa mudança antes de deixar o cargo.

O atual presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., também apoia a medida. Para ele, a intermediação desses descontos não deveria ser responsabilidade do INSS, mas sim do setor privado, de modo a preservar a imagem da instituição.

Por outro lado, membros da ala política do governo e representantes sindicais próximos a Lula são contrários à extinção total dos abatimentos, desde que sejam autorizados previamente pelos beneficiários.

Eles apontam dois principais motivos para isso. Primeiro, afirmam que os descontos vinculados a associações sindicais se tornaram uma importante fonte de financiamento dessas entidades após o fim do imposto sindical obrigatório.

Segundo, no caso do crédito consignado, a participação direta do INSS ajudaria a manter as taxas de juros mais acessíveis para os aposentados, favorecendo a economia e garantindo crédito com custo reduzido para os beneficiários.

Para esse grupo, a solução ideal não é eliminar os descontos, mas sim criar um sistema mais seguro e resistente a fraudes.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?