FLICA 2025 é confirmada durante cerimônia de transferência da sede do governo para Cachoeira
Foto: Schommer/ Divulgação
Durante a solenidade de transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município de Cachoeira, realizada na quarta-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou oficialmente a realização da edição 2025 da Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA. O evento está programado para ocorrer entre os dias 23 e 26 de outubro. Após alcançar um público superior a 100 mil pessoas em sua última edição, a FLICA chega ao seu 13º ano com o tema “Ler é massa!”, prometendo reunir novamente grandes nomes da literatura nacional.
“Cachoeira recebe, mais uma vez, um dos mais relevantes eventos literários do país e o governo do Estado tem a satisfação de garantir o acontecimento da FLICA como parte essencial da nossa política de investimento e fortalecimento do livro, da leitura e da literatura”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Bruno Monteiro, Secretário de Cultura da Bahia, ressaltou os impactos positivos que a festa literária gera na região do Recôncavo. “Um evento como a FLICA, além de toda a valorização cultural, é uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico de Cachoeira e do Recôncavo. Afinal de contas, é o momento em que as artes se encontram e a economia criativa pulsa”.
A Secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, também destacou a importância da FLICA no cenário nacional. “Hoje a Bahia lidera o país na realização de eventos literários e a FLICA, que este ano chega na sua 13ª edição, faz parte desta história. Só este ano são R$ 24 milhões investidos em mais de 80 eventos que promovem artistas locais e suas produções literárias, música, poesia e todas as representações de arte típicas do nosso estado e da cultura nordestina. Se a Bahia tem esse lugar de destaque nacional é porque conta com um Governo que apoia e incentiva a produção cultural do seu povo.”
Valorização da diversidade e inclusão – Com curadorias voltadas à multiplicidade de perspectivas literárias, a FLICA 2025 será estruturada em três espaços principais: Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica. Na Tenda Paraguaçu, o público poderá assistir a mesas de debate com escritores e escritoras de destaque nacional e internacional, sob curadoria de Wesley Correia, poeta, ensaísta e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA.
A Fliquinha será dedicada às crianças, com programação organizada por Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti 2023 e referência na literatura infantil. O espaço Geração Flica, voltado ao público jovem, terá curadoria de Deco Lipe, ator, escritor e idealizador do projeto Primeira Orelha, que promove literatura infantojuvenil com foco na representatividade LGBTQIAPN+.
Esses três espaços refletem a essência da FLICA: uma celebração literária plural, aberta ao público, com acesso gratuito, programação para todas as idades, tradução em Libras, audiodescrição e estrutura acessível. A curadoria artística geral do evento será conduzida por Linnoy Nonato – cantor, compositor e produtor musical – que trará à festa uma identidade sonora que valoriza a riqueza cultural baiana.
A 13ª edição da FLICA é realizada pela SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a LDM, livraria oficial do evento. Conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahia Literária, projeto da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura, e da Secretaria da Educação.