Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

No Banner to display

No Banner to display

Festival de Natação da programação do Maio Laranja acontece na Arena Aquática de Salvador

 Festival de Natação da programação do Maio Laranja acontece na Arena Aquática de Salvador

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

#Compartilhe

A Arena Aquática Salvador, espaço administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), abriu as portas e as piscinas neste último sábado (16) para a 5ª edição do Festival de Natação voltado para crianças e adolescentes das Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) da cidade.

A atividade integra a programação municipal, organizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), do Maio Laranja, campanha nacional de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa busca ampliar o debate sobre a violência sexual infantil e incentivar a participação da sociedade e do poder público na prevenção desse crime. A campanha promove atividades educativas e informativas com o objetivo de reduzir os índices de violência e ampliar a proteção às vítimas.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, enfatizou a importância de fortalecer ações educativas e de sensibilização voltadas à proteção da infância e adolescência. Segundo ele, o enfrentamento à violência exige a união entre poder público, famílias, escolas e sociedade civil.

O gestor também ressaltou o compromisso da Prefeitura em desenvolver políticas públicas, ampliar a rede de apoio e garantir atendimento, acolhimento e segurança às vítimas. “Também é fundamental orientar crianças e adolescentes sobre seus direitos e sobre formas de prevenção, para que possam crescer em um ambiente seguro, saudável e livre de violações”, afirmou.

A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, pontuou que o Festival de Natação faz parte de uma política pública transversal, que integra o esporte e a proteção à infância e adolescência.

Segundo a gestora, esta foi a primeira vez que muitas das crianças e adolescentes participantes do evento tiveram contato com a piscina, o que contribui para a construção de experiências positivas e momentos de inclusão social. “A proposta é efetivar uma política pública acessível para todos, oferecendo qualidade de vida, lazer e entretenimento para crianças e adolescentes acolhidos”, disse a titular da SPMJ..

A campanha também procura conscientizar a população sobre a importância de identificar sinais de abuso e denunciar situações suspeitas. O Maio Laranja reforça que a proteção de crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva e exige atenção permanente da sociedade.

A assistente social Denilda Sena, supervisora técnica do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes, explicou que a programação reuniu atividades educativas e momentos de lazer voltados às crianças acolhidas. Segundo ela, a ação abordou temas relacionados à prevenção do abuso sexual infantil por meio de atividades lúdicas e orientações sobre proteção e autocuidado.

De acordo com a assistente social, muitas crianças atendidas já vivenciaram situações de violência, o que reforça a importância de iniciativas de conscientização e acolhimento. “Foi um trabalho de sensibilização e orientação para fortalecer a prevenção e a defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse.

A programação incluiu apresentação lúdica sobre prevenção e proteção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, minicampeonato de natação com acompanhamento de instrutores e premiação, além de lanche e momento de convivência com participação da Banda da Guarda Municipal.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?