FEMADUM 2025 comemora Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata em duas etapas em Salvador
Foto: Divulgação/ Magali Moraes
Pela primeira vez, o Festival de Música e Artes Olodum será realizado em duas etapas em Salvador. Nos dias 13 a 16 de novembro, vai ocorrer as atividades artísticas e culturais, e o festival de música e os shows nos dias 6 a 7 de novembro, no Pelourinho, no Centro Histórico.
A alteração de formato se deve ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), período em que a Prefeitura de Salvador não autoriza eventos com interdição de vias, para garantir o deslocamento dos estudantes. Durante o Enem, a cidade vai realizar uma operação especial de trânsito e transporte, com reforço nas linhas de ônibus e fiscalização da Transalvador, que coordena bloqueios e ajustes na mobilidade.
Como parte da programação formativa, o Olodum realiza o curso “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, que acontecerá de 17 a 21 de novembro, das 14h às 18h, na Escola Olodum, no Pelourinho. Ministrado por Marcelo Gentil e Zeca Teodoro, o curso oferece 30 vagas e tem o objetivo de capacitar agentes culturais, produtores e artistas para desenvolver, planejar e gerir projetos voltados à cultura afro-brasileira e à economia criativa.
Em 2025, o FEMADUM homenageia Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata, figuras centrais na história da música brasileira, com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”. A programação reafirma o papel do festival como um dos maiores eventos culturais gratuitos da Bahia, reunindo milhares de pessoas no Largo do Pelourinho em torno da arte, da resistência e da valorização da cultura afro-latino-americana.
Criado pelo Bloco Afro Olodum, o FEMADUM promove oficinas, mostras, apresentações teatrais e musicais, destacando-se como o maior festival de música afro-latino-americano organizado por uma entidade civil. A edição deste ano reafirma o compromisso do Olodum com a arte como instrumento de transformação social e celebra o legado de mulheres que inspiraram gerações na luta por liberdade e igualdade.