Abrir Player em Nova Janela
Clique para Ouvir

Fé e tradição: fiéis se organizam para celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo

 Fé e tradição: fiéis se organizam para celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo

Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de São Salvador da Bahia

#Compartilhe

Entre os dias 26 e 29 de junho, a Paróquia São Pedro, situada na Praça da Piedade – em pleno centro de Salvador –, promove o tríduo e a festa dedicada ao seu padroeiro, São Pedro, com o tema “São Pedro, o mensageiro de esperança, paz e alegria”. A programação convida os fiéis a uma experiência de fé mais profunda, marcada pela renovação espiritual e pelo fortalecimento do compromisso cristão, especialmente neste Ano Jubilar de 2025.

As celebrações do tríduo ocorrerão sempre às 10h, com reflexões diárias voltadas para o tema da esperança: no dia 26, “Uma Palavra de Esperança”; no dia 27, “Sinais de Esperança”; e no dia 28, “Ancorados na Esperança”.

O momento mais solene das homenagens será no domingo, 29 de junho, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo. A programação começa logo cedo, com a alvorada às 6h. Em seguida, acontecem três Missas: às 7h, presidida por Dom Esmeraldo Barreto, bispo emérito de Araçuaí (MG); às 8h, presidida por Dom Dorival Barreto, bispo eleito de Januária (MG); e às 10h, celebrada pelo pároco, padre Fernando Predosa Leal.

Logo após, às 11h, uma procissão com a imagem de São Pedro sairá da igreja matriz, percorrendo a Rua Direita da Piedade, Politeama de Cima e a Avenida Sete de Setembro, retornando ao ponto de partida. Às 12h, será celebrada a Missa Solene, presidida por Dom Marco Eugênio Galrão, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, encerrando os festejos religiosos.

Durante todo o dia, os fiéis também poderão participar da quermesse organizada pela paróquia, com comidas típicas, apresentações culturais e momentos de convivência entre membros da comunidade e visitantes. Em mensagem à comunidade, padre Fernando destacou o sentido mais profundo da celebração: “Que este Jubileu da Esperança nos mova ao compromisso de cuidar uns dos outros, cultivando a esperança e vivendo a fraternidade”, escreveu.

Celebração na Igreja São Pedro dos Clérigos

Além das comemorações promovidas pela única paróquia dedicada a São Pedro na Arquidiocese de Salvador, a Igreja São Pedro dos Clérigos, localizada na Praça Quinze de Novembro, também terá sua celebração em homenagem ao santo. A festa será realizada no sábado, 28 de junho, às 9h30, e será presidida por Dom Arquiabade Emanuel D’Able do Amaral, OSB. A cerimônia contará com a presença dos Irmãos da Irmandade de São Pedro dos Clérigos.

Significado da Solenidade e o papel de São Pedro

A Solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das mais antigas do calendário da Igreja, tendo sido instituída no século II para celebrar o martírio dos dois apóstolos, considerados pilares da fé cristã. A data, 29 de junho, foi escolhida para substituir uma antiga festividade pagã que homenageava os mitos fundadores de Roma, Rômulo e Remo. Já os cristãos reconhecem Pedro e Paulo como os fundadores da Roma cristã — São Pedro, crucificado de cabeça para baixo por volta do ano 64, e São Paulo, decapitado em 67.

Embora apenas uma paróquia da Arquidiocese de Salvador seja dedicada a São Pedro, sua devoção é espalhada por diversas comunidades. Ele é considerado padroeiro dos pescadores (por ter sido pescador), dos viúvos e viúvas (por sua condição pessoal), dos porteiros (por ter recebido de Jesus as chaves do Reino dos Céus), e também dos comerciantes e comerciários, uma vez que a paróquia está situada numa área tradicionalmente ligada ao comércio.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?