Evento Odoyá France celebra Iemanjá e promove cultura afro-brasileira em Saint-Ouen, na França
Foto: Eleonora Taliani
No último sábado, 31 de maio, a cidade de Saint-Ouen, localizada a cerca de 40 minutos de Paris, na França, foi palco da terceira edição da festa Odoyá France, uma celebração dedicada à rainha do mar, Iemanjá. O evento, com entrada gratuita, foi promovido pela associação Odoyá France, fundada pelo cantor e empresário baiano Tom da Bahia, natural de Itabuna.
A programação teve início às 11h (horário local) e reuniu uma série de atividades religiosas e culturais, exaltando a identidade afro-brasileira. Entre as atrações estavam apresentações de capoeira, batucada, dança, maracatu, frevo e o Tambor de Crioula – manifestação cultural do Maranhão que participou pela primeira vez do evento.
Principal nome da festa e também seu organizador, Tom da Bahia apresentou um show com músicas em homenagem a Iemanjá, incluindo a canção autoral “Iemanjá” e sucessos da música baiana. Segundo o artista, cerca de 5 mil pessoas, de diversas nacionalidades, passaram pelo local ao longo do dia. O evento já integra o calendário cultural da região.
“A Festa Odoyá France é um espaço que a nossa associação abre para uma grande demanda de público, entre brasileiros e europeus, que valorizam e gostam de celebrar a cultura afro. Raros são os eventos voltados para esse segmento aqui na França, então é uma oportunidade de mais um ano ter celebrado as nossas raízes”, disse Tom.
A terceira edição do Odoyá France foi realizada pela Associação Odoyá France com apoio da Prefeitura de Saint-Ouen.