EUA ameaçam impor tarifa de 25% ao Brasil
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O governo dos Estados Unidos anunciou que poderá aplicar uma tarifa adicional de 25% sobre produtos importados do Brasil. A medida foi proposta após uma investigação do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), que concluiu que algumas políticas brasileiras seriam consideradas desleais e prejudicariam empresas e exportadores norte-americanos.
Entre os pontos analisados estão questões ligadas ao comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, proteção à propriedade intelectual, combate à corrupção, acesso ao mercado de etanol e o desmatamento ilegal. Segundo o relatório, essas práticas seriam “irrazoáveis” e estariam restringindo ou onerando o comércio dos Estados Unidos.
A proposta prevê a cobrança da nova tarifa sobre bens brasileiros a partir de 15 de julho de 2026. No entanto, diversos produtos foram excluídos da possível taxação por serem considerados estratégicos ou por não terem oferta suficiente no mercado americano. Entre as exceções estão carne bovina, café, terras raras, determinados metais e minérios, além de aeronaves e peças de aeronaves produzidas no Brasil.
Também ficaram de fora da medida produtos como frutas, nozes, petróleo e derivados, fertilizantes, compostos farmacêuticos e produtos químicos orgânicos. Segundo o governo norte-americano, a exclusão desses itens busca evitar impactos mais amplos na economia e possíveis problemas de abastecimento.
Antes de uma decisão definitiva, os Estados Unidos abriram uma consulta pública para receber manifestações até 1º de julho. Uma audiência está marcada para o dia 6 de julho, enquanto seguem as negociações com o governo brasileiro. De acordo com o embaixador norte-americano Jamieson Greer, o diálogo entre os dois países continuará até o prazo final para eventual adoção das medidas corretivas.