Dia de Finados será marcado por Missas em cemitérios de Salvador
Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador
No dia 2 de novembro, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Todos os Fiéis Defuntos (Dia de Finados), data dedicada à oração e às boas obras em memória das almas das pessoas falecidas. Em Salvador, a principal celebração será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h, no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação. Ao longo do dia, outras Missas também serão realizadas no local, nos seguintes horários: 7h, 9h, 12h30, 14h e 16h — esta última sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Gabriel dos Santos Filho.
Ainda no Campo Santo, haverá uma Oração Inter-religiosa às 10h30, reunindo representantes de diversas tradições religiosas para refletir sobre o tema “Vida e Morte”.
Na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico, a Missa em sufrágio de todos os falecidos – em especial dos bispos e arcebispos que pastorearam a Sé Primacial do Brasil – será realizada às 10h, na cripta da Catedral, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Gilvan Pereira Rodrigues.
O templo abriga os túmulos de importantes nomes da história da Arquidiocese, entre eles: Dom Frei Antônio Barreiros (1575-1600), Dom Sebastião Monteiro da Vide (1702-1722), Cardeal Dom Augusto Álvaro da Silva (1924-1968), Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela (1971-1986) e Cardeal Dom Lucas Moreira Neves (1987-1998).
Outras celebrações também ocorrerão em cemitérios da capital:
- Cemitério Quintas dos Lázaros (Baixa de Quintas) – Missa às 16h, presidida por Dom Gilvan Pereira Rodrigues;
- Cemitério Bosque da Paz (Estrada Velha do Aeroporto) – Missa às 9h, com Dom Marco Eugênio Galrão;
- Capela Nossa Senhora da Vitória (Canela) – Missa às 9h30, com Dom Gabriel dos Santos Filho;
- Cemitério Jardim da Saudade (Brotas) – Missas às 8h30 e 10h30;
- Cemitério Municipal de Brotas (Brotas) – Missa às 9h.
As celebrações buscam manter viva a tradição de orações pelos fiéis falecidos, reforçando a mensagem de fé, esperança e comunhão espiritual que marca o Dia de Finados.