Congresso reúne especialistas de todo o Brasil para debater segurança nas vias
Foto: Divulgação
Nos dias 23 e 24 de outubro, Salvador será palco do maior encontro nacional voltado à discussão sobre o trânsito. O 13° Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida – 9° Internacional reunirá, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), alguns dos mais renomados especialistas do país para debater temas atuais e propor soluções que contribuam para o fortalecimento da segurança viária no Brasil.
De acordo com dados preliminares, o país registrou 453 mil acidentes de trânsito em 2025. O Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest) aponta que, entre janeiro e maio deste ano, 7,4 mil ocorrências resultaram em mortes, uma redução de 3,67% em relação ao mesmo período de 2024. Apesar da queda, especialistas alertam que os números continuam preocupantes, especialmente pelo alto índice de vítimas que ficam com sequelas permanentes e enfrentam longos processos de recuperação.
Diante desse cenário, a Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran) tem intensificado ações para reunir profissionais que atuam diretamente na área com o objetivo de desenvolver estratégias que reduzam a mortalidade no trânsito brasileiro. A proposta também inclui a troca de experiências internacionais, alinhadas à meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de diminuir as mortes no trânsito até 2030.
Com o tema “Novas Realidades, Nova Sociedade, Novo Trânsito”, o congresso pretende ser um espaço de diálogo entre profissionais de diversas áreas – como Educação para o Trânsito, Planejamento Urbano, Engenharia de Tráfego, Psicologia, Direito, Transporte Público e Segurança Viária – para compartilhar experiências, pesquisas e avanços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
O presidente da Fenasdetran, Mário Conceição, organizador do evento, destacou a importância da iniciativa:“A expectativa é que as autoridades constituídas acolham as diretrizes resultantes desses dois dias de debates consolidadas na ‘Carta de Salvador – Trânsito e Vida’, e que elas sejam efetivamente implementadas. O objetivo maior é que, num futuro próximo, possamos celebrar a significativa redução dos índices de mortes e lesões no trânsito em todo o País”, disse Mário Conceição.
Entre os palestrantes confirmados está o senador Fabiano Contarato (PT), que abordará o papel das instituições na redução da violência viária. Ex-delegado de polícia civil e professor de Direito, Contarato tem se destacado no Senado por defender políticas públicas que promovam a segurança e a educação no trânsito, buscando reduzir o número de acidentes e vítimas nas estradas brasileiras.
Ao todo, 27 palestrantes apresentarão suas ideias e pesquisas a um público formado por profissionais que lidam diariamente com a gestão do trânsito em diferentes regiões do país. Segundo Mário Conceição.“Este será um momento ímpar de convergência entre os principais especialistas do País em Segurança no Trânsito, reunidos não apenas como palestrantes, mas também como congressistas comprometidos com a troca de conhecimento e o avanço técnico da área.”