Ciência em clima descontraído: Pint of Science está de volta a Salvador em maio
Foto: Divulgação
Nos dias 19, 20 e 21 de maio, Salvador será palco de mais uma edição do Pint of Science, festival internacional voltado à divulgação científica que leva a ciência para ambientes informais como bares. A edição de 2025 contará com a participação de doze especialistas discutindo temas relevantes de maneira acessível ao público geral. O evento, gratuito, acontecerá na Cervejaria Art Malte, no bairro do Rio Vermelho, e abordará tópicos como interseccionalidades, mudanças climáticas, desinformação e saúde mental.
Abrindo a programação no dia 19, a mesa “Poderes plurais: Ciência e interseccionalidades” reúne a química e influenciadora digital Kananda Eller, também conhecida como Deusa Cientista, mestre em Ensino de Ciências Ambientais; a psicóloga Juliana Prates, doutora em Estudos da Criança pela Ufba; e a tradutora Feibriss Cassilhas, doutora em Estudos da Tradução (Ufba). A mediação ficará a cargo da biomédica Joilda Nery, vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Ufba.
Já no dia 20, o foco será “Ciência está em tudo: Crise ecológica, povos originários e desinformação”. Participam do debate o pesquisador da Fiocruz Bahia e presidente da Academia de Ciências da Bahia, Manoel Barral Neto; a mestranda em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba, Vanessa Pataxó; e o biólogo Charbel El-Hani, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares em Ecologia. A conversa será conduzida por Camila I. de Oliveira, pesquisadora da Fiocruz Bahia.
Encerrando o festival no dia 21, o tema “Pinceladas da mente: Neurociências e saúde mental” trará o psiquiatra e autor Marcelo Veras, da Ufba; Milena Pondé, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Autismo (Labirinto), da Bahiana; Bruno Solano, que atua na Fiocruz Bahia e no IDOR; e Antônio Nery Filho, da Ufba, que também integra o Coletivo Intercambiantes, será o moderador da conversa.
Os encontros serão realizados sempre das 19h às 22h, com entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia. Quem comparecer pagará apenas pelo próprio consumo. O mestre cervejeiro Rubens Soares manterá disponível a cerveja especial criada exclusivamente para o festival: uma American Lager, leve, refrescante e com baixo amargor, ideal para o clima quente da capital baiana.
O Pint of Science 2025 acontece simultaneamente em 25 países e mais de 400 cidades ao redor do mundo. O Brasil lidera o número de cidades participantes, com 169 municípios confirmados, incluindo Salvador.
“A edição do Pint os Science Salvador 2025 vai abordar temas científicos atuais e urgentes para a nossa sociedade. Com isso, buscamos contribuir para a democratização dos saberes e para a construção de uma ciência diversa, inclusiva e de impacto social”, pontua a coordenadora geral do evento, Valéria Borges.
Sobre o Festival
Criado em Londres, no ano de 2013, por estudantes interessados em compartilhar suas pesquisas em locais acolhedores e informais, como bares e restaurantes, o festival internacional Pint of Science completa uma década de presença no Brasil em 2025. Na região Nordeste, o evento começou a ser realizado em 2017, sob coordenação do pesquisador Denis Soares, da UFBA, que também já coordenou as edições de Salvador. Atualmente, a cientista Valéria Borges, da Fiocruz Bahia, é a responsável pela coordenação geral na capital baiana.